AGA - A Escola na Vida

Escola Básica Prof. Sebastião José Pires Teixeira
A Escola na Vida
Associação de Pais e Encarregados  de Educação
Ir para o conteúdo

Menu principal:

AGA

 
Associação de Guitarra do Algarve e a Orquestra Juvenil  de Guitarras do Algarve
 
 
 

A AGA - Associação de Guitarra do Algarve, é uma associação cultural, sem fins lucrativos, constituída em 2001 e sediada em Santa Bárbara de Nexe, FARO.
 
 
Tem como objetivo, participar, fomentar e contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico juvenil da região do Algarve.
 
 
Destaca-se na sua atividade a implementação do projeto  “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve”, com uma dinâmica geral baseada na área da música e assente em coordenadas que consideramos importantes, tais como: presença da atividade cultural fora dos grandes centros urbanos; representação da comunidade e da região; equidade entre o litoral e interior; sentimento de regionalidade; desenvolvimento do pensamento crítico, auto estima, persistência e formação para a cidadania.
 
 
Como objetivo final, este projeto propocionou a constituição da referida Orquestra Juvenil, envolvendo, neste momento, 11 dos 16 concelhos do Algarve, representados cada um por uma instituição local a que chamámos – Pólo Dinamizador. Com uma incidência própria de raiz cultural, esta iniciativa não se fecha nem se limita ao seu principal objetivo formal acima referido, mas é, preferencialmente, um produto de princípios ou processos de boas práticas que através da Educação Artística, contribuiem para a formação integral da pessoa humana, nomeadamente, dos jovens a quem é dirigido este projeto. Tem esta iniciativa um caráter especial e original, já que propomos, como desafio, a interacção cultural local e regional, evidenciando, em si, alguns critérios de orientação transversais ao projeto:
 
·         promover a valorização das localidades fora dos grandes centros urbanos, por serem estas as mais carenciadas deste tipo de iniciativas;
 
·         proporcionar a inclusão das diferentes etnias residentes;
 
·         envolver a família e as comunidades;
 
·          colaborar para a equidade de oportunidades entre o interior e litoral num contexto especial de lugares e fronteiras entrecruzadas onde existem expectativas específicas, necessidades e valores culturais a salientar, atitudes relevantes e estilos de vida próprios.
 
 
Os jovens são os principais sujeitos e interlocutores.  Pensamos que um grupo de pertença que representa não só a sua localidade mas toda uma Região, propicía a expressão de sentimentos e emoções que, naturalmente, estimulam, entre outros, a sensibilidade, a auto confiança e o prazer de “fazer” música, reconhecendo, em tudo isso, a visão e o contributo para a formação integral desses mesmos jovens.
 
 
 
A Associação de Guitarra do Algarve ambicionou, desde o início,  contar com jovens de todos os concelhos do Algarve representados através do referido pólo dinamizador ( a ex. Juntas de freguesia, associações, casas do povo ou centros culturais). Tem, atualmente, na Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, jovens de 11 concelhos a que se juntam, naturalmente, os mais de 1200 jovens que passaram pelo projeto e que mantêm uma ligação emocional fortissima com a AGA e a Orquestra. Todos esses jovens guardam, em si, a alegria de um dia terem feito parte da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, reconhecendo, o papel, a importância e o que representa, ainda hoje, para a sua vida esses anos de aprendizagem, conhecimento, prática e vivência em grupo e, obviamente,  continuam a ser os arautos privilegiados na sua divulgação.
 
 
 

Resumo de Algumas das  Atividades Desenvolvidas pela ORQUESTRA JUVENIL DE GUITARRAS DO ALGARVE
 
 

A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve realizou desde a sua criação em 2001 até hoje, mais de 150 Concertos, 56 Encontros Globais e 42 Encontros Interassociativos. A realização destas apresentações são uma forma dos jovens se conhecerem a si mesmos e a outros jovens, identificando as suas próprias diferenças e semelhanças. Podemos dizer, de forma mais abrangente, que as atividades culturais também ajudam a aproximar pessoas de regiões periféricas à realidade do centro urbano, mostrando o que este pode oferecer e como, de algum modo, se pode tornar acessível ao jovem.
 
 
Visto assim, os jovens, em contacto com a realidade onde atuam e apresentam o resultado do seu trabalho, tornam-se não apenas um objeto de observação, mas um agente de interação, capaz de partilhar a sua  própria história e a história dos diferentes locais da sua origem.
 
 
Em Portugal, a ORQUESTRA JUVENIL DE GUITARRAS DO ALGARVE já atuou, entre outros, em centros e espaços culturais como:
 
 
CCB, Teatro das Figuras, Centro Cultural de Lagos, Centro Cultural A Moagem (Fundão), Auditório Municipal  de Pinhal Novo (Palmela). Auditório Municipal de Portimão, Auditório Municipal de Lagoa, Manifesta (Serpa), Auditório do IPDJ, Cine Teatro de S. Brás de Alportel, , Auditório de Olhão, Forum Educação e Desporto (Silves), Cine Teatro de Loulé, Auditório Municipal de Albufeira.
 
 
No estrangeiro, participou em dois intercâmbios internacionais:
 
 
GMO (Viladossola – Itália)
 
 
Guitar’Essonne (Paris)
 
 
Todas estas práticas culturais, no fundo, estão a produzir a própria identidade da Orquestra Juvenil  de Guitarras do Algarve e a identidade de um projeto criado pelos jovens e com os jovens da maioria dos concelhos do Algarve.
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal